pedagogia Waldorf

Introduzida em 1919 na Alemanha pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, a pedagogia Waldorf tem como objetivo desenvolver seres humanos capazes de, por eles próprios, dar sentido e direção às suas vidas.


 A principal meta de uma escola Waldorf, como o Colégio Micael, é desenvolver na criança o pensar, o sentir e o querer por meio de um currículo que respeita as necessidades e particularidades de cada faixa etária.

Aulas de música, aquarela, marcenaria, trabalhos manuais, euritmia, jardinagem e culinária, entre outras, fazem parte da grade curricular, que visa proporcionar a formação integral da criança, não apenas a intelectual.

E as disciplinas convencionais são apresentadas de maneira rica e envolvente, tornando o aprender algo vivo. Em termos metodológicos, a educação Waldorf pode ser comparada a uma espiral ascendente, em que as matérias são vistas várias vezes e, a cada novo contato, é mostrada uma visão mais aprofundada do conteúdo.
 

"A educação Waldorf não é um sistema, mas uma arte: a arte de despertar o que realmente está dentro do ser humano. (R. Steiner)"