nossa escola

"Venho a vocês de um mundo de luz,
sem tempo e espaço
Confiante me entrego a vocês
Para me guiarem
Para me ensinarem
Para me desvendarem
os segredos dete mundo

Homem quero ser
para, com sua ajuda,
juntamente com vocês,
cumprir missões propostas,
que nos unem a todos
nós, seres humanos."
(R. Steiner)

participação dos pais

Numa escola Waldorf, o envolvimento da família é crucial para que a proposta pedagógica cumpra seu objetivo. Esse envolvimento pode se dar em muitos aspectos: desde, por exemplo, o comprometimento com a manutenção de um ritmo de vida saudável para as crianças (tema muitas vezes abordado pelos professores nas reuniões) até a participação em alguma comissão de trabalho da escola.

Comissões são grupos formados por pais, professores e funcionários que atuam na gestão escolar em parceria com o Conselho de Pais, a mantenedora e a Conferência Interna; há, entre outras, a comissão financeira, de comunicação, de trânsito, de obras e de cantina.

Mesmo quando não atuam diretamente em algum grupo de trabalho, os pais têm a oportunidade de participar efetivamente de várias atividades, inteirando-se e integrando-se à ação sócio-pedagógica da escola. Há os grupos de estudo, as várias palestras ao longo do ano, as festas, sempre preparadas pela comunidade, os mutirões de trabalhos manuais para o Bazar de Natal, as reuniões e os encontros de classe.
 
A escola muitas vezes torna-se uma extensão da casa e a comunidade escolar, uma segunda e grande família. Aproveitar todas essas vivências pode ser muito enriquecedor e um caminho de transformação para todos.