nossa escola

gestão escolar


Seguindo os preceitos da pedagogia Waldorf, o Colégio Micael não tem um proprietário nem fins lucrativos. Ele é gerido por um tripé, formado pelo Conselho de Pais, pela Conferência Interna e pela APASP, a Associação de Pedagogia Antroposófica de São Paulo, mantenedora da escola.

O Conselho de Pais é o braço que representa os pais no tripé que sustenta uma escola Waldorf. Tem o papel de ser um fórum para discussão e posterior encaminhamento de ideias para as demais esferas do colégio. Outra função é promover a integração social da comunidade, organizando festas e eventos que podem ou não estar previstos no calendário escolar. O Conselho de Pais reúne-se mensalmente e é composto pelos representantes de classe (cada turma elege o seu no início do ano), mas todos os pais podem participar de seus encontros.

A gestão da APASP é realizada através de uma diretoria composta por seis membros eleitos em assembleia e que podem ser pais da escola, professores ou funcionários. A mantenedora atua como interface jurídico-institucional do colégio com a sociedade. Ou seja, é a empregadora dos professores e funcionários, proprietária do imóvel onde o colégio funciona, bem como de tudo o que é utilizado dentro dele.

A Conferência Interna é formada por um colegiado de professores e exerce a direção pedagógica da escola, garantindo sua qualidade e zelando pelos preceitos da pedagogia Waldorf.