ensino médio

9º ano

Alguns destaques do currículo*

Tecnologia
Aos 15 anos, o adolescente ainda é muito ligado ao fazer que tanto o acompanhou nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Para que possa compreender bem a aplicação prática das leis da mecânica, um dos temas de física nesse ano, o aluno desenvolve durante o ano o projeto individual de montagem de uma bicicleta, que é levada para casa ao final de um semestre letivo.
 
Gramática e redação
Nas aulas de redação e gramática, pretende-se levar o aluno a exercitar progressivamente níveis cada vez mais complexos de pensar. Assim, no 9º ano procura-se desenvolver a capacidade de observação e descrição, criando condições para um esboço de reflexão sobre o mundo à nossa volta. Quanto à estrutura dos textos, busca-se coesão, coerência e concisão, sem desprezo da fluência e da expressividade. Poemas e crônicas também devem constar da produção dos alunos, num permanente exercício de criatividade.
 
História da arte
Essa disciplina atende a duas vertentes principais: educar o olhar e buscar na arte as origens do conhecimento humano. Estuda-se desde a arte pré-histórica até a arte de Rembrandt, enfatizando-se a tendência do ser humano de se destacar da multidão, expressa nas manifestações artísticas. Mostra-se a evolução dos signos religiosos, passando pela idealização da beleza grega, até os séculos XVIII e XIX, quando a busca é por mostrar os sentimentos e personalidade do indivíduo representado, obviamente de acordo com a visão de mundo do artista.
 
Pintura
Desenvolvem-se ao longo do ano apenas representações em preto e branco. Aprofundam-se os estudos de luz e sombra tanto no desenho de observação de objetos quanto na perspectiva aplicada a paisagens exteriores e cenas de interiores.
 
Trabalho anual
Ao longo desse ano, cada aluno ou dupla escolhe um assunto e desenvolve um trabalho sobre ele, estabelecendo as diretrizes e os limites do trabalho e promovendo a articulação do tema com outros campos do conhecimento. O objetivo é buscar uma abordagem interdisciplinar e posicionar-se criticamente diante do tema. Além do texto escrito, há uma apresentação oral e pública, na qual se compartilha com a comunidade escolar o entusiasmo pelo assunto. Escolher um tema de seu interesse e aprofundar-se nele através de pesquisas, visitas e entrevistas é uma atividade muito saudável para o jovem de 15 anos. 

*Nas escolas Waldorf, as classes de 9º ano já seguem a estrutura do Ensino Médio, mas, oficialmente, ainda fazem parte do Ensino Fundamental.
O certificado de conclusão do Ensino Fundamental só é emitido com a conclusão desse ano.