ensino médio

12º ano

Alguns destaques do currículo 
 
Biologia
Estudam-se as leis da genética e a reprodução humana, discutindo-se a evolução orgânica dos seres vivos e do ser humano, em vários sentidos – biológico, antropológico, cultural e espiritual. Questões polêmicas, envolvendo aspectos éticos da manipulação genética e da reprodução, já podem ser debatidas pelos alunos com maturidade. Fechando o ciclo iniciado com a ecologia no 9.º ano, discute-se a responsabilidade do ser humano, enquanto ser dotado de consciência e arbítrio, como guardião da vida no planeta – tanto de sua própria espécie como de todas as outras.
 
Artes 
Trabalha-se na modelagem de uma cabeça humana, observando-se a inter-relação das formas, dos volumes e dos tipos físicos com a expressão da fisionomia.
 
Matemática
O estudo da teoria das probabilidades dá ao aluno ferramentas científicas para lidar com a questão da chance de um evento ocorrer e permite um contato mais consciente e livre com a enxurrada de dados deste tipo veiculada cotidianamente. Desmistifica uma série de distorções comuns do dito bom senso e traz luz e organização ao pensar, atributos mais que necessários para o jovem aos 18 anos.
 
História da arquitetura
Como os homens vivem e moram? Como evoluíram as cidades? Por que, em cada época, cada povo realizou um modelo de urbanização? Qual a noção de conforto, da pré-história até hoje? Que interesses econômicos e políticos estão atrás das escolhas das contruções e dos materias utilizados nelas? Estas são algumas das questões levantadas durante a época de história da arquitetura.