ensino médio

11º ano

Alguns destaques do currículo 

 Projeto social
A classe é convidada a se engajar em um trabalho voluntário de cunho social, desenvolvendo um projeto durante o ano letivo. Muitas vezes são realizadas ações com a comunidade que vive no entorno da escola, mas isso não é regra. As atividades variam de acordo com cada classe: há turmas que se dedicam a recreação, reforço escolar, alfabetização de adultos ou a atividades esportivas, entre outras. Tais experiências, além de efetivamente ajudarem as pessoas a que se destinam, propiciam o contato do jovem com realidades sociais diferenciadas. São também um exercício de fraternidade e altruísmo.
 
Astronomia
A astronomia tem grande importância no currículo Waldorf, aparecendo em várias oportunidades ao longo das séries iniciais. Na época de astronomia do 11.º ano, as questões são abordadas com maior profundidade. Mais maduros aos 16 anos, os alunos aprendem, entre outros assuntos ligados ao tema, sobre a revolução de Galileu, as concepções atuais sobre a origem do Universo, a caracterização e reconhecimento das constelações zodiacais e sua importância na vida dos povos primitivos e até o histórico da astronáutica e da exploração espacial. No mês de realização da época, há uma viagem pedagógica para observação e reconhecimento do céu austral.
 
História da música
No 10º ano o aluno já terá percorrido a história da música através da prática de canto. Esse é o momento de rever o processo, enfocando aspectos da apreciação musical, observando técnicas de composição de cada período e traçando um paralelo com a história do homem. 
 
Artes
São feitos estudos de proporção, gestos e anatomia humana para a modelagem de figuras que expressam sentimentos por meio da postura corporal e da relação com o ambiente.