ensino fundamental

teatro do 8º ano


O teatro do 8° ano é uma prática essencialmente pedagógica, que vem ao encontro dessa etapa de vida dos alunos, proporcionando um processo de transformação em cada indivíduo e no grupo.

Ao se envolver com os personagens que interpretam, os jovens deparam-se com facetas do ser humano que podem servir de modelo e fonte de inspiração para o momento pelo qual estão passando e para suas vidas futuras.

Ao se perceber em um determinado personagem, numa determinada trajetória de vida, abre-se também um espaço para a possibilidade de se descobrir e de descobrir o outro. Uma vez estabelecida essa relação, a troca, o ouvir recíproco, a admiração e a torcida pelos colegas fortalece o grupo e acaba refletindo em cada um em particular.
 
A noção de conjunto, de equipe, é muito favorecida pelo teatro, que apela ao trabalho de muitos, em coisas diferentes, ao mesmo tempo e para o mesmo fim. É um momento importante para os alunos construírem ou lapidarem as relações ao conviverem com colegas com os quais o relacionamento não era tão profundo.

É preciso se adequarem às situações inusitadas, aprenderem com a criação alheia, reconhecendo e respeitando as virtudes e dificuldades do outro. 

O teatro também favorece o cultivo da linguagem em suas diversas formas - verbal, gestual, musical, pictórica etc.E para os pais é uma oportunidade única de estarem junto com a classe e conviverem com os outros pais e professores na feitura do cenário, do figurino e na realização de outras tarefas.
 
Levando em conta todas essas considerações, a escolha da peça é fundamental para que o aluno possa vislumbrar de forma sutil, seja numa tragédia ou numa comédia, os ideais humanos de cunho universal.