ensino fundamental

Sobe a chama,
Sobe a chama
Mais alto, mais alto,
Ilumina, ilumina
Nossas festas
Nossas almas

festa de São João

   


A Festa de São João, tradicionalmente vivenciada com muita intensidade nas escolas Waldorf, é especial e única por reunir vários aspectos num só evento.

O ponto central é o espiritual, pois São João Batista é o precursor de Cristo, aquele que "prepara o caminho", que "endireita as suas veredas". O símbolo maior do precursor é o fogo dentro da escuridão, o fogo que ilumina e aquece. É por esse motivo que a fogueira é um elemento tão especial numa Festa de São João.

Outros aspectos são importantes nessa festa, como o contato com a cultura popular de diversos povos: no Colégio Micael, todas as classes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio preparam danças especialmente para a ocasião.

As apresentações são relacionadas a um tema que a turma esteja estudando em profundidade naquele ano. Um 6° ano, por exemplo, pode preparar um número de dança mexicana ou boliviana, pois uma das épocas estudadas nessa fase é a geografia da América. O 5°, que faz um mergulho na geografia do Brasil, costuma apresentar danças típicas do nosso país.

Além das danças pedagógicas, há o contato com as tradições típicas dessa época tão festiva, como as brincadeiras de quermesse (comandadas pelos alunos do 9°), o hasteamento do mastro de São João (protagonizado pelos alunos do 5°), o realejo, o correio elegante e, claro, o cantar em volta da fogueira, acesa pelos alunos do 8° ano, num belo ritual que muda a cada ano e marca o início da passagem da turma para uma nova fase.

O envolvimento dos pais e dos funcionários também é importantíssimo na Festa de São João: cuidam do preparo da comida, da bebida, trabalham nas barracas e providenciam a decoração da escola. São organizados mutirões para a confecção de flores de papel crepom e de muitos outros adornos que deixam os espaços transbordando de cor no grande dia.

Toda essa movimentação une a comunidade escolar, estreita laços e possibilita o desenvolvimento de habilidades que muitos não teriam oportunidade de trabalhar em outros lugares.

Por tudo isso e principalmente por juntar o que é muito humano ao que é muito divino, a Festa de São João é como a "rainha" das festas escolares.