ensino fundamental

diferenciais Waldorf

Algumas características que diferenciam o Ensino Fundamental de uma escola Waldorf do Ensino Fundamental de uma escola tradicional

1. O professor de classe
Cada grupo de alunos que ingressa no 1º ano tem um professor que o acompanhará durante os oito anos do Ensino Fundamental (em alguns casos, esse período pode ser menor). Além de ministrar as matérias básicas para as quais está apto, por causa da intensa convivência o professor tem a possibilidade de conhecer em profundidade cada criança e, por isso, desenvolve um acompanhamento mais individualizado e balizado nas necessidades de cada uma delas.
O professor da classe acompanha o grupo em viagens, estabelece o elo entre as famílias, criando um grupo social integrado.

             

2. O ensino em épocas
A pedagogia Waldorf desenvolveu as épocas como forma de possibilitar aos alunos um maior aprofundamento nos grandes temas. Assim, por exemplo, é dada uma época de história por três ou quatro semanas e a criança vivencia intensamente aquele tema.

A seguir pode ser dada uma época de matemática ou de português e assim, sucessivamente, as épocas se desenrolam ao longo do ano. As aulas de época, também chamadas de aula principal, acontecem sempre nas primeiras duas horas da manhã. O dia segue depois com as aulas das matérias complementares, como inglês, alemão, trabalhos manuais, euritmia, música, desenho de formas, educação física etc.

O ensino em épocas possibilita aos alunos receberem os conteúdos de forma não fragmentada ou desconectada com o todo ou, ainda, de forma superficial. Por meio desse sistema, a criança pode efetivamente “mergulhar” e vivenciar profundamente cada matéria.