educação infantil

jardim de infância



 

O Colégio Micael conta com três salas de Jardim de Infância. As turmas são formadas por crianças de 4, 5 e 6 anos. Pela manhã os alunos querem, em primeiro lugar, conquistar seu mundo. Voltam à tona os acontecimentos da véspera e há prazer em repeti-los nas brincadeiras e aprofundá-los. A criança dessa idade não se satisfaz com uma experiência única, quer sempre prolongá-la, repeti-la, ligar-se a ela. Assim sua vontade é fortalecida.


Atividades diárias de uma sala do jardim de infância

A alternância entre as brincadeiras livres e as atividades dirigidas em grupo funciona como uma grande respiração (expansão e contração). Os estímulos trabalhados desenvolvem a coordenação motora ampla e fina, a percepção visual, auditiva, tátil, olfativa, gustativa, a concentração, a linguagem oral, a orientação temporal e espacial, a lateralidade, o convívio e a socialização.

Às 7h - Chegada 
É o tempo do brincar na classe. Em grupos ou individualmente, as crianças planejam as atividades do dia, constroem cabanas, arrumam a casinha, viram a cadeirinha de cabeça para baixo para fazer de conta que é um carro, um foguete... Enquanto alguns brincam, outros preferem sentar e desenhar livremente com lápis de cera. Nesses primeiros momentos em classe, a professora propõe atividades específicas para cada dia da semana: há o dia de moer grão de trigo para fazer biscoito, de fazer modelagem com cera de abelha, de pintura de aquarela, de aula de euritmia (conduzida por um professor especializado), de passar roupinhas...

Ritmo da época
Atividade dirigida pela professora da classe e realizada num grande círculo. Uma estória é elaborada com versos, canções e sincronizada com movimentos. O conteúdo é escolhido de acordo com as estações do ano, os acontecimentos da natureza ou as festas cristãs. Cada época tem a duração de três semanas.

Preparação para o lanche
As crianças lavam as mãos, fazem o verso de agradecimento e comem o lanche trazido de casa, preferencialmente pão integral e uma fruta fresca ou seca. As famílias são orientadas a não mandar doces, bolinhos, sucos industrializados e outras guloseimas. Esse cuidado é importante para garantir a qualidade nutricional necessária para a sáude e boa formação dos pequenos.

Brincar livre no pátio
Os pequenos brincam no tanque de areia, pulam corda, amarelinha, sobem nas árvores e correm um bocado.

De volta à classe
Num grande círculo formado pelas cadeirinhas, os alunos fazem brincadeiras musicais com mãos e dedos. A professora então encerra o dia com um conto de fadas. O mesmo conto é trabalhado por duas ou três semanas.

Às 12h - Saída
      " Até amanhã, boa tarde!
        Para casa eu vou voltar.
        Agradecemos o lindo dia e
        a sua companhia. "