educação infantil

"Meu anjo da guarda,
me envolva em sua luz,
me guie e me proteja
no dia de hoje."


O desenvolvimento das crianças do primeiro setênio (até os 7 anos de idade) tem como base e essência o ato de brincar livremente. Essa possibilidade terá reflexo direto no futuro adulto. Ao brincar, a criança adquire experiências e vivências com as quais aprende a se situar no meio ambiente, conhece o mundo e a si mesma, desenvolve capacidades de relacionamento e coordenação motora.

Para que esse preparo básico da vida seja tranquilo e bem orientado, o Colégio Micael dispõe de três salas de Jardim de Infância e uma de Maternal, estruturadas com ambientes e materiais que proporcionam vivências sociais e lúdicas relacionadas ao dia a dia da criança, como culinária, aquarela, refeições comunitárias, brincadeiras de castelos, de cozinha, de casa de bonecas... Tudo sempre estimulado pelas professoras, mas criado pelas próprias crianças.

No espaço há cavaletes e tecidos, que auxiliam na construção de cabanas e de outras estruturas para o brincar. Fazem parte desse pequeno reino encantado sementes, conchas, pedras, toquinhos de madeira, lã de carneiro, capas, saias, giz de cera de abelha...

A área externa é arborizada, com espaço para correr e árvores para subir. O tanque de areia, os balanços, escorregadores, gangorras e a pequena ponte possibilitam o exercício da motricidade e ajuda a desenvolver noções importantes de equilíbrio, força e domínio do espaço.